A Sedical efetua um fornecimento importante de sistemas de combustão Weishaupt na fábrica de cerveja do Grupo Unicer em Leça do Balio, Portugal

Para esta instalação fornecem-se dois queimadores WKG 70/3-A ZM-NR, em modo de funcionamento simultâneo gás natural/biogás e só gás natural. Variação de velocidade e controlo de O2 em contínuo, para duas caldeiras simultâneas de 15 t/h, 9212kW.

Para a terceira caldeira fornece-se e arranca-se com um terceiro queimador WKG70/3-A ZM NR com variação de velocidade e controlo de O2 em contínuo.

As técnicas com vista a melhorar a eficiência e poupar energia aplicadas nesta instalação industrial são:

• A modulação do queimador, sem escalões, reduz paragens e perdas de disponibilidade.

• O controlo de velocidade reduz a energia elétrica consumida pelo motor do queimador.

• O controlo contínuo do excesso de oxigénio melhora o rendimento da combustão.

O aproveitamento dos resíduos do processo para a produção de biogás

Pela sua importância como fonte de energia neste setor, o gás natural converteu-se em mais ingrediente na confeção da cerveja.

 

O aproveitamento dos resíduos do processo para a produção de biogás, traz a esta indústria vantagens competitivas e preserva o meio ambiente.

Um dos objetivos do Grupo Unicer: reduzir o impacto ecológico dos processos de produção.Garantir níveis de consumos, emissões e produção de resíduos em linha com as melhores práticas da indústria, atuando como referência a nível nacional.

Em 2013 avançou-se com um investimento superior a 100 milhões de euros em Leça do Balio, que vai transformar este centro industrial e logístico no mais moderno e competitivo da Europa. A primeira fase do projeto – concentração e modernização industrial, correspondentes a 61 milhões de euros – foi concluída no final de Abril de 2013.

Em termos de resultados, merecem destaque os progressos na gestão de energia, que se traduzirão numa redução da taxa de emissões de CO2 em cerca de 3%.

A Unicer é a maior empresa portuguesa de bebidas refrigerantes com uma posição destacada no setor da cerveja. Trata-se de uma empresa de capital maioritariamente português, 56% do Grupo VIACER (BPI, Arsopi e Violas) e 44% do Grupo Carlsberg. Com 1500 colaboradores, a Unicer está presente de Norte a Sul do país com 10 estabelecimentos que incluem centros de produção de cerveja, sumos e vinho.